IMIGRAÇÃO CANADÁ: Programas de migração e entenda como funcionam

Imigração canadá é um dos tópicos que você viajante, estudante ou até mesmo para você que está procurando um novo local para morar está ouvindo muito ultimamente, certo? 

E não é de espantar e te dizemos o porque: O Canadá hoje, como meta de crescimento quer receber em média 300 mil novos imigrantes por ano, como um objetivo de reforçar cada vez mais a multiplicidade inserida em sua cultura. 

E este tema é debatido por eles todos os anos. Em busca de mãos de obras qualificadas e principalmente os jovens, que se aventuram em um intercâmbio e acabam tomando amor pelo local. 

Difícil mesmo não se apaixonar, concorda? Com tudo aquilo que nos é oferecido quando procuramos imagens ou informações sobre o país. 

Da receptividade dos canadenses com estrangeiros e um lugar “neutro” no sentido de não se envolver em polêmicas: sejam elas ambientais ou escândalos de governos corruptos.

O Canadá sempre tentar manter uma imagem e um estilo de vida de pessoas tranquilas que querem se sentir bem e realizadas, vivendo seguindo suas regras e alcançando seus objetivos.  

Neste artigo iremos tentar contar um pouco sobre como é a experiência  de morar lá e o que é necessário para você dar o seu primeiro passo como imigrante no país. E ai, vamos lá?

Imigração Canadá: como preparar seu plano de migração


Image by Jan Vašek from Pixabay 

Como já abordamos anteriormente no texto muitas pessoas estão procurando o Canadá como um local para mudar de vida. Muitas mesmo. Sendo um dos lugares mais requisitados ultimamente por brasileiros que querem mudar de vida

Isso pode ter sido um efeito pós Luiza no canadá? Aquela campanha marcante da Magazine Luiza que bombou nas redes sociais. Pode até ser que sim, mas, creio eu que é um pouco além disso.

O próprio governo canadense tem ofertado infinitas vagas para quem quer se capacitar e mudar para o canadá. Desde bolsas de estudo até vagas garantidas em determinados setores fazendo um convite para as pessoas do mundo terem uma experiência canadense

O que mais chama a atenção é o formato com o qual eles fazem os filtros. Iremos falar um pouco mais abaixo no texto sobre o Express Entry que é um programa que utiliza uma espécie de balanço para medir suas habilidades técnicas e afins.

Mas entrando um pouco mais no assunto mudança para o Canadá, temos que levar em consideração, talvez, para nós brasileiros a mudança que isso acarretará em nossas vidas. Um exemplo disso é o nosso tão conhecido jeitinho brasileiro

Seguir regras é algo fundamental para os canadenses, são extremamente rigorosos com isso. Não é atoa que eles têm fama de metódicos ou de pessoas mais “certinhas”. Justamente pelo fato que lá lei é lei. 

Esse tipo de comportamento acaba influenciando também no estilo de vida das pessoas: sendo mais reservadas e discretas. Aquela energia do samba, Rio de Janeiro e praias quentes se perde totalmente ao contraste das épocas frias de toronto. 

Frio inclusive que brasileiro nenhum passa. Inclusive as pessoas do Sul. Os invernos no Canadá podem ser extremamente rigorosos, chegando a nevar e a temperaturas negativas. Então se prepare para utilizar roupas mais pesadas e ficar em casa com o aquecedor ligado. 

O Canadá é um país homogêneo. Criado por uma gama cultural diversas de norte americanos, londrinos e franceses. Tem também uma abertura muito grande para asiáticos e hoje tem portas abertas para pessoas de todo o mundo. 

É realmente um lugar onde as pessoas fogem de suas realidades a fim de buscar uma vida nova.

Para ajudar na sua decisão podemos pensar no que é importante para você que está nos acompanhando no Blog.

Se você precisa de uma boa educação para seu filho? O Canadá é uma opção. Se você quer uma experiência para aprender novas línguas? O Canadá tem em suas línguas nativas o idioma inglês e francês. Quer buscar um estilo de vida mais pacato e que a qualidade de vida se sobressaia? O Canadá é um país frio, onde existem benefícios reais para sua população e a oferta de empregos só cresce cada vez mais, juntamente com o desenvolvimento do país. 

Claro que você irá se deparar com alguns problemas e não existe ainda um país perfeito. Os rigorosos invernos, um custo de vida mais elevado e claro, toda a dor e o processo de um recomeço de vida

Refletindo sobre isso e acredito que você também. O Canadá é um país que realmente contrasta com tudo o que vivemos hoje no Brasil. Quando olhamos nossos índices de violência, escolas precárias e caras e além do mais o aumento do desemprego faz com que realmente este país seja cada vez mais notado e desejado pelas pessoas que vivem aqui. 

Mas para você ter a chance de viver tudo isso e conseguir sua imigração para o país você precisará passar por alguns tipos de migração, e é isso que iremos explicar para vocês nos tópicos a seguir. 

IMIGRAÇÃO CANADÁ: Tipos de programas e passo a passo

Como mostramos para vocês o governo tem incentivado e muito a mudança de novos imigrantes para o país para contribuir principalmente com a multiculturalidade do país e fomentar a economia local. São planos ambiciosos com uma visão de país que quer crescer e muito! 

Mas não vá pensando que eles também aceitam qualquer pessoa. São rigorosos e criteriosos para você conseguir entrar no país. Por isso foram feitos hoje mais de 60 tipos de programas de imigração para o canadá.

Quando você começa o processo de tirar visto você passa por para residentes permanentes e também os conhecidos vistos provinciais,  provincials nominee program (PNP’s) ou processos provinciais de imigração

A ideia deste artigo não é abordar todos, mas pelo menos, te dar um panorama geral do que acontece nos programas para imigrar para este país. 

Mas exclusivamente todos os programas, sendo de província ou do governo federal, são todos criteriosos. Principalmente com questões de idioma, é de extrema importância a fluência em inglês ou francês e  é avaliado também seu nível de escolaridade entre outras coisas.

IMIGRAÇÃO CANADÁ: Programas Provinciais

Vamos iniciar falando sobre os programas provinciais ou PNP’s. Escolhi abordar primeiro este assunto porque ele é mais sazonal e a oferta de imigração é por demanda, ou seja, a medida que a cidade gera necessidade de mais mão de obra e mais conhecimento eles vão oferecendo acesso a novos moradores.

E um detalhe importante sobre os programas provinciais é que você exclusivamente tem que se mudar para a cidade ou província que você se candidatou. É como se a província deposita a confiança dela em você para ajudar a economia local. Uma espécie de voto de confiança: “abro a porta da minha casa para você, mas espero um retorno positivo”. 

Só reforçando que apesar de ser um programa de província, o governo federal sempre terá a última palavra. Mas é um meio menos concorrido e mais objetivo e direto, só se você estiver discrepante com alguma regra do governo.

Iremos abordar algumas cidades/províncias que têm programas famosos e geralmente oferecem mais oportunidades. Vamos lá:

1 -  Alberta Immigrant Nominee Program (AINP)



Image by James Wheeler from Pixabay 

  • Programa mais seletivo
  • Podem se aplicar apenas quem tem um work permit válido
  • Os participantes tem que ter um Labour Market Impact Assessment (LMIA), ou seja, uma vaga de emprego pré aprovada para participar
  • Estudantes canadenses ou estrangeiros que ainda estejam em época de estudos não podem participar deste programa
  • Não são aceitos: Membros de grupos religiosos, professores de ensino fundamental e médio, atletas profissionais, refugiados e dentre outros.

Para mais informações acesse:

http://www.albertacanada.com/opportunity/programs-and-forms/ainp.aspx.

2 - British Columbia


Imigração canadá - british columbia

Image by Viktor Birkus from Pixabay 

Este programa existem quatro tipos de imigração que podem ser utilizadas: O nominee, Express Entry BC, skills immigration e você pode entrar como investidor. Os outros pontos importantes são:

  • Fluência em inglês
  • Skills diferenciadas e exigidas no programa
  • Ter um emprego garantido ou vontade de investir em um negócio local ou próprio
  • São aceitos estudantes de mestrado ou doutorado, profissionais da saúde e demais empregos ‘sub qualificados’, como turismo, transporte e outros mais.

Para mais informações acesse:

 https://www.welcomebc.ca/Immigrate-to-B-C.

3 - Prince Edward Island


Image by ArtTower from Pixabay

  • Menor província do país
  • Você consegue acesso pelo EE (Express Entry) 
  • Ofertas de emprego disponibilizadas pelo site 
  • Você consegue acesso como investidor de um negócio próprio ou local

Para mais informações acesse:

 https://www.princeedwardisland.ca/en/topic/office-immigration

4 - Manitoba Provincial Nominee Program (MPNP)

Photo by Rajabali Jawadali on Unsplash

  • Província com melhor acesso ao Canadá
  • Pode tentar aplicação sem emprego garantido
  • Inglês fluente é exigido apenas para as pessoas não qualificadas para as vagas
  • Facilidade para quem tem o Open Work Permit.

Para mais informações acesse:

http://www.immigratemanitoba.com/?lang=fr

5 - Ontario Immigrant Nominee Program

Photo by Ahsan Avi on Unsplash

  • O participante precisa ter uma oferta de emprego e um LMIA aprovado
  • É sazonal - Então fique atento às datas
  • Você consegue estar aplicado a cidade caso tenha feito mais de 400 pontos nos programas federais
  • É importante provar a conclusão do ensino superior, qualidades técnicas comprovadas e capacidade financeira para viver na cidade
  • É um dos processos mais concorridos do Canadá

Para mais informações acesse:

http://www.ontarioimmigration.ca/fr/pnp/index.htm ou http://www.ontarioimmigration.ca/en/pnp/OI_PNPNEW.html.

6 - Saskatchewan Immigrant Nominee Program (SINP)

Image by james_nagarbaul from Pixabay 

  • Tem que demonstrar real interesse de morar na província
  • Perfil ativo e pré aprovado no EE (Express Entry)
  • É uma província mais agrícola
  • Oportunidade para investidores comprarem e investirem em fazendas locais

Para mais informações acesse:

http://www.saskatchewan.ca/residents/moving-to-saskatchewan.

Como vocês podem ter percebido, existem diversas oportunidades nas províncias do Canadá para você conseguir a tão sonhada migração. 

Agora vamos falar um pouco sobre os programas mais amplos, que são disponibilizados pelo Governo Federal do Canadá. 

IMIGRAÇÃO CANADÁ: Programas federais

Agora que já demos uma breve pincelada no assunto província, iremos falar para vocês alguns programas federais que o Canadá disponibiliza para as pessoas que desejam imigrar para o país. 

Caso vocês tenham acessado os links e entendido um pouco mais sobre cada programa provincial, vocês puderam perceber o quão rigoroso eles são. 

Mas fica a pergunta, qual a diferença entre os dois? Bom, basicamente o programa de imigração federal te dá uma abrangência maior para entrar em qualquer que seja a província ou cidade. É como uma prova do Enem, onde sua pontuação diz quem você é e qual lugar você pode acessar. Como no caso de Ontário. 

Esse programa se chama Express Entry. É o principal programa do governo canadense e ele é dividido em 3 diferentes categorias que são:

  • Federal Skilled Work - Destinado para estrangeiros qualificados mesmo que não tenham formação educacional ou experiência no Canadá. 
  • Federal Skilled Trade - Destinado para profissionais estrangeiros  com aptidões técnicas, sem a necessidade de uma graduação
  • Canadian Experience Class - Ideal para profissionais estrangeiros capacitados, com grau de escolaridade e experiência anterior no canadá. 

Todos estes programas você passa por uma espécie de prova, para medir sua capacidade e avaliação de pontos. Por isso eles reforçam sempre que é necessário ter a fluência ou do inglês ou francês para se tornarem aptos, é muito importante, pois é uma das qualificações que mais valem pontos dentro do programa. 

Apesar de toda essa recepção e diversos pontos de acesso o Canadá quer profissionais qualificados e prontos para ajudarem a desenvolver a economia local. Pessoas que irão para ajudar a nivelar ou subir o nível técnico e qualificado do país. 

Se você realmente está interessado em imigrar para o Canadá e mudar de vida, uma dica muito valiosa: Estude! 

Com toda certeza e toda dor de recomeçar a vida, fazer novos amigos, ficar longe da família (caso você mude sozinho) e de criar novas raízes pelo mundo serão recompensadas com muito trabalho e esforço, e um lugar que valoriza isso com certeza é o Canadá. 

Caso você tenha algum amigo ou sabe uma história de alguém que foi para o Canadá e conseguiu se dar bem nos programas e pode ajudar outras pessoas, conta pra gente aqui no Blog. Seria um prazer ouvir a história de cada um de vocês. 

Para complementar a leitura escrevemos anteriormente em nosso blog sobre o eTA que também é uma opção a mais para você que deseja migrar para o canadá.



Receba nossas notícias e atualizações de taxas!

Vamos te enviar apenas as melhores ofertas!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.