BUENOS AIRES: Onde ficar (5) lugares que irão te convencer

Buenos Aires geralmente é uma ótima opção para você que deseja fazer sua primeira viagem para fora do país

É uma cidade que tem tudo o que um viajante precisa: é bonita, uma cultura forte enraizada e principalmente barata, falaremos mais disso durante o texto.

Apesar da rivalidade existente entre Brasil e Argentina, Buenos Aires se tornou para os brasileiros uma ótima oportunidade para se fazer uma viagem internacional.

A capital argentina tem como língua predominante o espanhol, sua dança mais famosa é o Tango e é o país dos deliciosos alfajores Havanna. 

Por isso para você leitor, que está acompanhando nossas postagens, recomendo ficar até o final da leitura para receber algumas dicas de porquê viajar para Buenos Aires.

Onde ficar em Buenos Aires: Os 5 tradicionais bairros

Buenos Aires apesar de bem movimentada consegue resgatar traços históricos e modernos em uma combinação que faz com que a cultura local seja muito evidenciada e muito rica para todos que viajam para a Argentina. 

Queremos contemplar o que você tem de bom para ver na cidade e por isso separamos 5 dicas de onde ficar em Buenos Aires selecionando os principais bairros para você que estará chegando e quer se localizar bem. 

Dos mais tradicionais aos mais ricos historicamente iremos apresentar os principais pontos da cidade para quando o dia da viagem chegar você saber aproveitar ao máximo as riquezas da cidade. 

1 - Recoleta: Um bairro central, próximo de tudo


Image by elluisx from Pixabay 

Como já adiantamos, Recoleta é o bairro central de Buenos Aires e é um ótimo lugar para se ficar, principalmente se você não tem tanto tempo. E porque digo isso: Tem de tudo neste bairro. 

Nele você encontra desde museus a baladas. Sem falar por estar em uma região privilegiada é fácil acesso a todos os outros bairros da cidade. Além de ser um local central e muito bem recomendado, você consegue fazer todos os passeios de bicicleta ou até mesmo apé. 

No Recoleta você vai encontrar uma diversidade enorme de museus e principalmente o centro cultural Recoleta, onde tem bons restaurantes e cafés. O bairro também abriga uma das mais charmosas praças de Buenos Aires e uma de suas maiores atrações: Floraris Generica ou Flor de Metal. Essa flor tem sido alvo de vários brasileiros que passam por lá, pela sua beleza e magnitude. Chegando aos 23 metros e pesando quase 14 toneladas a Floraris ainda tem uma particularidade: Ela se fecha a noite e se abre de dia sendo uma das artes mais bem comentadas e famosas de Buenos Aires.

Para você que procura se hospedar em uma região de mais fácil acesso, acredito que nossa 1° opção já vai te ajudar muito na hora de chegar na capital argentina. No bairro você ainda conseguirá encontrar hotéis de luxo a hostels super econômicos.

Continuando ainda na região central vamos para o nosso segundo local

2  - Microcentro: A verdadeira face de uma capital


Photo by Florencia Potter on Unsplash

Buenos Aires ao todo tem em torno de 48 bairros, nenhum deles é conhecido como o centro da capital, mas sim, existe o Microcentro. Na verdade ele é conhecido desta forma apenas para caracterizar a região central da cidade, é um bairro que é composto por outros dois: Monserrat e San Nícolas.

Apesar do nome ser “micro” o bairro não tem nada de pequeno. Composto por 60 quarteirões e seguindo a avenida córdova até a avenida de mayo, o microcentro é a junção de uma região, comercial, corporativa, turística e tradicional de Buenos Aires. 

É um lugar para caso você queira um pouco mais de agitação e estar no dia a dia dos hermanos. Geralmente é um local para se hospedar em caso de viagem de trabalho, claro, se você for uma pessoa que em uma viagem quer ver uma rotatividade de algo em torno de 4 milhões de pessoas, o microcentro é o local ideal. 

Como todo centro é o local onde a conveniência é o benefício principal para quem se hospeda nestes lugares. É tudo próximo mesmo, você pode fazer grande parte dos passeios a pé ou até mesmo estar próximo das principais estações de metrô e ônibus. Conveniência e acessibilidade digamos que é a palavra.

Photo by Dan Gold on Unsplash_   

#Fiqueatento: Em Buenos Aires não existe pagar por nenhum transporte público com dinheiro de papel. Lá você precisa ter um cartão chamado SUBE que é facilmente encontrado em todas as estações, assim, você poderá andar tranquilamente dentro da cidade utilizando o transporte público 24 horas e economizar em viagens de táxi. Para mais informações segue o link.

Lá você encontra uma das principais atrações de toda a Buenos Aires e um dos lugares mais famosos e importantes da região, que é a plaza de mayo e a casa Rosada. Tanto a casa como a Plaza são lugares conhecidos por seus acontecimentos históricos, manifestações políticas e confraternizações e festas argentinas. 

Mas como todo o centro, você precisa se preocupar com os larápios e ladrões, os famosos bate carteiras da Argentina. Como todo lugar movimentado as chances são altas e sua atenção tem que ser redobrada. Sem falar do barulho também, que para quem quer descansar e curtir uma viagem mais tranquila, talvez não seja o melhor lugar para estar hospedado.

Agora que já conhecemos o minicentro, podemos explorar novos lugares. Como será o exemplo de Puerto Madero.

3 - Puerto Madero: Uma vista luxuosa e de frente para o mar


Image by Monica Volpin from Pixabay 

Diferentemente de toda a Buenos Aires, Puerto Madero trouxe um pouco mais de inovação para as terras portenhas. Em cima de um porto antigo na capital o bairro vem sendo estruturado desde a época de 90. 

É uma opção mais organizada, menos tradicional e digamos que mais “limpa” que o restante da cidade. Isso porque a arquitetura local se descaracteriza de toda o restante de Buenos Aires, trazendo prédios mais modernos e inovadores e fugindo daquela proposta turística que é um dos chamativos da cidade.

Para você que quer uma opção com mais conforto, Puerto Madero também é próximo do centro. E faz conexões com os bairros do minicentro até o bairro de La boca (Este último muito longe das estações de metrô).

O que tem de mais charmoso e atrativo no bairro de puerto madero é a Puente de la Mujer um marco arquitetônico na cidade e um dos mais famosos da américa latina. A ponte é a representação da cultura hermana, onde foi inspirada em um casal dançando Tango. Todas as ruas de Puerto Madero vocês podem reparar que são com nomes de mulheres, reforçando uma imagem forte e positiva homenageando-as.

Image by Monica Volpin from Pixabay 

Além dessa escultura, em Puerto Madero, vocês também podem desfrutar de várias atividades, tanto individuais quanto em família. Existe uma embarcação que já rodou o mundo 37 vezes e hoje está embarcada no porto para visitação. Sim, 37 vezes. São 1.100.000 milhas náuticas. Para você que quer saber um pouco mais da história do Fragata Sarmiento hoje ele se tornou um barco escola, onde você pode conhecer o interior do barco e principalmente, levar as crianças. É uma opção de passeio bem legal.

Mas se criança não for o seu caso, Puerto Madero oferece também diversas opções para a noite. Como bons restaurantes e até um Cassino. Bem interessante não é? 

Apesar de parecer ser mais luxuoso e moderno, Puerto Madero oferece opções mais econômicas que o centro histórico da cidade. Pode ser uma ótima opção para um passeio em Buenos Aires, não acha?

Vamos conhecer agora um bairro um pouco mais tradicional da cidade: O bairro de San Telmo.

4 - San telmo: Do lixo ao luxo em Buenos Aires

Photo by Rafael Leão on Unsplash

Apesar de não ser um dos bairros mais limpos da cidade, San Telmo, guarda em sua história uma riqueza sem igual. Em 1871 foi o lugar dos grandes casarões da cidade de Buenos Aires, nesta mesma época aconteceu uma epidemia de febre amarela que afastou as pessoas ricas desta região, obrigando-os a ir ao norte da cidade. 

Atualmente o bairro em grande preservação mantém o charme da história portenha e preserva suas ruas com os paralelepipedos e vendas de artesanatos e pequenos souvenir para quem deseja levar uma lembrança de Buenos Aires.

Lá você também pode encontrar a famosa estátua da Mafalda. Ìcone dos quadrinhos argentinos e uma personagem muito querida pela comunidade argentina. Você com certeza já ouviu falar sobre ela, certo? Acredito que com essa imagem pode ajudar a se lembrar:

Beatrice Murch - Mafalda in San Telmo

E para você que toda cidade gosta de conhecer os mercadões. Em San Telmo você pode encontrar o mercado de San Telmo, um local com mais de 120 anos de história e que se vende de tudo. De presentes a frutas, verduras e carnes. 

Além de todo charme que envolve o bairro, com ruas e casas mais tradicionais e antigas, você terá diversas opções para conhecer de igrejas e também museus. Existe a plaza Dorrego a segunda praça mais antiga de Buenos Aires, onde você pode também ver pessoas dançando Tango e vivendo ao grande estilo argentino. Nada mal para tomar um café ou uma cervejinha e acompanhar um pouco do dia-a-dia dos hermanos, hein? 

E para fechar nossa lista de bairros, iremos para talvez o mais conhecido e comentado bairro de Buenos Aires: Palermo

5 - Palermo: Tradicional, famoso e todo o charme que você busca em Buenos Aires


Juan Antonio Segal - Palermo. Buenos Aires, Argentina

Para terminar nossa lista dos bairros mais legais de Buenos Aires não poderíamos deixar o que seria um dos mais famosos e badalados bairros da capital. Palermo é o maior bairro de Buenos Aires. É um local repleto de atrações, parques, museus, cafés, restaurantes e tudo que for importante para você ter uma experiência super positiva na cidade de Buenos Aires.

Apesar da dificuldade de se locomover por outros cantos da cidade pela falta de estrutura dos metros do bairro, Palermo não deixa nada a desejar em questão de atrações. Os melhores restaurantes da cidade estão lá, como também a parte agitada da capital. 

Lá você encontra o famoso restaurante La carrera, tradicional das parrillas argentinas e um dos 50 melhores restaurantes da américa latina.

Para um dia de passeio mais tranquilo, recomendo a você a conhecer o parque 3 de febrero ou bosques de Palermo. São 03 lagoas no parque um lugar muito tranquilo e bonito para se conhecer. O local conta com um anfiteatro, um planetário, diversos jardins e até o zoológico de Buenos Aires. 

Mas se no seu caso você se interessa mais pela noite em Buenos Aires, você pode desfrutar de diversos restaurantes na localidade para curtir os Happy Hours, são centenas de bairros que se enquadram em todos os estilos. Na região de Palermo Soho, você também poderá conhecer uma degustação de vinhos e comer o melhor hambúrguer da cidade. 

Talvez Palermo é a escolha mais segura dentre todos estes bairros da capital. Engloba todos os gostos e estilos, sem falar da tranquilidade por estar um pouco longe do minicentro da cidade. Se o seu intuito é ter uma viagem mais tranquila, um gasto a mais com táxis e locomoção não serão o impeditivo para você curtir esta viagem maravilhosa que é conhecer Buenos Aires.

E dentre estes bairros existem diversos lugares para se explorar e conhecer Buenos Aires: Existe o Caminito, o estádio de la Boca, este inclusive permite um tour para conhecer tanto o estádio em um dia sem jogos como também ter a oportunidade de participar da loucura que é o estádio em dias de jogos. 

Clima em Buenos Aires: Saiba quando ir

Image by janeannecraigie from Pixabay

Caso você ainda não tenha comprado sua passagem e esteja apenas precisando de uma ajuda para decidir suas próximas férias, saiba que ir para a argentina você consegue encontrar voos com preços muito mais econômicos que viajar dentro do Brasil

A combinação viagem e valorização da moeda faz da Argentina um dos melhores lugares para viajar e bem planejado você pode economizar mais do que você imagina.

Então se atente nisso, existem muitas promoções aéreas que podem ajudar vocês na hora de comprar a passagem.

Um outro detalhe muito importante que você tem que ter na hora de comprar a passagem é olhar o clima local com o que você deseja fazer. Você pode encontrar até neve na Argentina ou uma capital muito vazia, tudo pode variar com a época do ano que você decidiu sua viagem. 

A época de férias portenha é o período do verão, o mesmo que o período brasileiro, de Dezembro até Fevereiro. Onde se faz muito calor na argentina, chegando na casa dos 30°c. Em Buenos Aires, exclusivamente, pode encontrar muitos lugares fechados por razão desse período de férias.

Apesar de ser um clima quente (claro, não comparado ao Brasil) a noite pode chegar a uma mínima de até uns 18°. No caso de você ser um pouco mais friorento, recomendo sempre deixar uma roupa de frio para emergências.

No decorrer do ano, entre Março e Outubro, a temperatura começa a cair na Capital e você começa a sentir um pouco mais de frio, encontrando temperaturas abaixo de 10°c

Caso você queira uma viagem apenas na capital e  deseja tirar boas fotos. O Outono Argentino é muito recomendado para conhecer. É a época das folhas alaranjadas e com cores quentes e fortes. 

Trazendo uma sensação semelhante das cidades Europeias que você vê em filmes.  

E já que estamos falando de quando é uma boa época pra ir, vamos te apresentar os 05 melhores lugares para conhecer em Buenos Aires e como aproveitar a cidade da melhor forma. Lugares próximos dos maiores pontos turísticos da cidade e ainda com sugestões bem econômicas para se encaixar no tipo de viagem que você deseja fazer.

O que fazer em Buenos Aires (2) lugares imperdíveis

Separamos para vocês dois lugares que acreditamos ser uma das principais atrações de Buenos Aires fora todos esses bairros bem ricos culturalmente e cheio de parques, restaurantes, cafés e diversos tipos de atrações. 

Mas sempre existem aquelas atrações que se destacam frente a todas as outras. E a nossa escolha foi pensando nas atrações que agradam a todos os tipos de pessoas. Principalmente para você que deseja tirar boas fotos e viver um pouco da cultura da capital. 

Escolhemos a rua mais charmosa de Buenos Aires - rica em história e ousada em toda a sua arte - alguns chamam de museu a céu aberto. E também escolhemos um dos principais points da cidade para curtir a vida noturna e até quem sabe, aprender a dança tradicional portenha. 

Os lugares são:

Madero Tango

Photo by Nathana Rebouças on Unsplash


Como escrito no livro “Conhecendo Buenos Aires” do autor Marcos Vinícius Alfior “O tango é muito mais que um ritmo musical em Buenos Aires, é uma verdadeira unanimidade e estilo de vida entre os argentinos, talvez até mais que o samba para os brasileiros.

Caso sua viagem para Buenos Aires esteja focada em viver a cultura local, o Madero Tango é um lugar indispensável para você conhecer. Um mix de dança, música e teatralidade o local oferece a todos os visitantes uma experiência única em um show de brilhar os olhos. 

Localizado em Puerto Madero a casa está próxima de cassinos, baladas e grandes restaurantes formando toda uma ambientação para quem quer viver a noite portenha.

A casa que tem como atração principal o Tango também oferece um cardápio rico e delicioso dos principais pratos argentinos. Lá você pode experimentar um excepcional bife de chorizo até uma tradicional feijoada. 

Imperdível não acha? E a casa ainda como cortesia oferece principalmente aos novos turistas, uma aula cortesia de tango para deixar sua experiência ainda mais rica e prazerosa. 

Caso você já esteja indo para a capital, pode se inteirar pelo site do Madero Tango.

El caminito

Photo by Eduardo Sánchez on Unsplash

O famoso “museu de céu aberto” em Buenos Aires é um dos lugares mais queridos e bonitos para se conhecer na cidade. O “El caminito” ou Caminito é um lugar repleto de história e que passou por uma reformulação antes de se tornar o que é hoje.

Antigamente era uma antiga rua que passava uma ferrovia que foi fechada no início do século XX. Desde então um artista chamado Quinquela Martín (conheça mais de suas obras neste link), bastante conhecido na região, juntamente com um grupo de moradores resolveu restaurar o bairro dando liberdade criativa para as pessoas pintarem as ruas e transformarem o Caminito no que é hoje.

Apesar de não ser de tão fácil acesso por não ter linhas de metrô nas proximidades. Para chegar no caminito você pode ir de ônibus ou pegar um táxi. Com toda a certeza valerá a pena. 

Viajar para a argentina e principalmente em Buenos Aires é ver a grama verde do vizinho e admitir que ela também é muito bonita. A rivalidade que temos e a história carregada de Brasil e Argentina sempre terá o futebol falando mais alto. 

Mas deixando de lado o futebol e a rincha entre Maradona e Pelé e toda a competição que temos orgulho de defender, conhecer a argentina é dar um passo a mais para conhecer nossos vizinhos e abrir mais a mente para novas aventuras e experiências.

Conhecer outra cultura é tudo de bom, não é mesmo? Caso você esteja procurando fazer a primeira viagem ou um lugar mais próximo para conhecer, com toda certeza recomendamos Buenos Aires e claro, conhecer também os arredores.

A Argentina como um todo é um lugar repleto de culturas diferentes da nossa, paisagens exuberantes e lugares que parecem mais um sonho e que vale a pena ser vivido. Quem sabe em outros artigos podemos também abordar mais cidades e juntamente com vocês explorar esse mundão afora. 

E conta pra gente, você conhece alguém que já foi para Buenos Aires ou para outra cidade na América Latina que gostaria que escrevêssemos aqui no Blog? Conta pra gente sua opinião, adoraríamos deixar o nosso blog cada vez mais rico com as experiências de vocês.


Receba nossas notícias e atualizações de taxas!

Vamos te enviar apenas as melhores ofertas!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.