Consulado Americano: endereços, contatos e dicas entrevista

O processo para tirar o visto para os Estados Unidos é um dos mais burocráticos e que costuma gerar mais dúvidas. Muitas delas são sobre o Consulado Americano.

Para te ajudar, nós preparamos este artigo especialmente para esclarecer as principais questões. Aqui, você vai encontrar informações como:

  • Cidades que têm o Consulado Americano do Brasil (com endereços);
  • Como falar com o consulado;
  • Dicas para entrevista (como agendar no consulado, o que vestir, o que não pode levar e quanto tempo demora).

Queremos que você consiga tirar o seu visto americano sem problemas, para viajar para os Estados Unidos sem dores de cabeça. E se informar bem sobre as questões do consulado é de extrema importância para o seu sucesso. Vamos lá?

_______________________________________________________________

#Curiosidade: você sabe qual a diferença entre consulado, embaixada e CASV?

No processo de solicitação de visto americano, embaixada e consulados são responsáveis pela entrevista e pelo processamento e avaliação da solicitação. Já os CASV’s (Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto) fazem apenas algumas partes do processo, como a coleta de dados biométricos e foto para o visto, além de também oferecerem serviços como renovação de vistos.

_______________________________________________________________

Onde tem consulado americano no Brasil?

No Brasil, os consulados gerais americanos estão presentes nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre

Além disso, há também a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, que realiza o processamento de pedidos de visto americano.

Confira abaixo os endereços de cada consulado.

Consulado Americano RJ (Rio de Janeiro)

Consulado Geral dos Estados Unidos da América no Rio de Janeiro

Endereço: Av. Presidente Wilson, 147 - Castelo

Cep: 20030-020

Telefone: (21) 3823-2000

Site: https://br.usembassy.gov/embassy-consulates/riodejaneiro/ 

Consulado Americano Recife (PE)

Consulado dos Estados Unidos da América em Recife

Endereço: R. Gonçalves Maia, 163 - Boa Vista

Cep: 50070-060

Telefone: (81) 3416-3050

Site: https://br.usembassy.gov/embassy-consulates/recife/

Consulado Americano Porto Alegre (RS)

Consulado Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre

Endereço: Av. Assis Brasil, 1889 - Passo d'Areia

CEP: 91010-005

Telefone: (51) 3345-6000

Site: https://br.usembassy.gov/embassy-consulates/u-s-consulate-general-porto-alegre/


Atenção: o consulado em Porto Alegre é o único onde é possível fazer todas as etapas do processo em um lugar só (coleta de dados biométricos e foto, entrevista e processamento/avaliação do visto). Nos demais, é preciso procurar o CASV da cidade. 

Onde fica o consulado americano em SP?

Consulado Geral dos Estados Unidos da América em São Paulo

Endereço: R. Henri Dunant, 500, Chácara Santo Antonio

Cep: 04709-110

Telefone: (11) 3250-5000 / 8730

Site: https://br.usembassy.gov/pt/embaixadas-e-consulados/saopaulo/ 

Não tem consulado americano em BH?

Não, o que existe é o escritório da Embaixada dos EUA em Belo Horizonte, além do CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto).

Estava prevista a construção de um consulado americano em BH, mas o projeto não se concretizou.

Sendo assim, para realizar o processo de solicitação do visto americano na capital mineira, é preciso comparecer ao CASV para coleta de dados biométrico e foto para o visto. Depois, é necessário ir presencialmente a uma das unidades dos consulados americanos que falamos anteriormente de sua preferência, ou na Embaixada dos EUA em Brasília, para dar sequência ao processo e fazer a entrevista.

Em geral, os solicitantes mineiros costumam escolher os serviços consulares do Consulado-Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro.

*Isso para solicitantes de 14 a 79 anos. Menores de 14 anos e maiores de 80 anos são isentos da entrevista, então não precisam comparecer presencialmente a um consulado.

Embaixada dos Estados Unidos em Brasília

Quem quer tirar o visto americano também consegue dar entrada no processo diretamente na Embaixada dos EUA no Brasil, que fica em Brasília. Confira abaixo o endereço e mais informações.

Embaixada dos Estados Unidos da América em Brasília

Endereço: Av. das Nações, Q.801 - Lote 3

Cep: 70403-900

Telefone: (61) 3312-7000

Site: https://br.usembassy.gov/pt/ 

Inclusive, é na Embaixada dos EUA em Brasília que fica o Escritório de Ensino de Língua Inglesa (RELO), responsável pelo Programa Access no Brasil. Já ouviu falar?

Trata-se de uma iniciativa mundial que também atua no nosso país (fortalecendo o diálogo estratégico entre EUA e Brasil) e busca proporcionar melhores perspectivas de emprego e educação para parcelas da população menos favorecidas economicamente, a partir do ensino do inglês, com bolsas de estudo em diversos países.

Se você é estudante e sonha em fazer um intercâmbio, ou conhece alguém que teria interesse no programa, vale conhecer! Para mais informações, basta mandar um e-mail simples solicitando um boletim informativo para RELOBrazil@State.Gov.

Como entrar em contato com o consulado americano?

Para falar com o consulado, você tem 3 opções: telefone, skype ou e-mail, a depender da sua dúvida ou problema.

  • Belo Horizonte: (31) 3956-0800
  • Brasília: (61) 3550-0774
  • Campinas: (19) 3500-2486
  • Curitiba: (41) 3908-8125
  • Porto Alegre: (51) 3500-1460
  • Recife: (81) 4042-0050
  • Rio de Janeiro: (21) 4042-0584 ou (21) 3956-0580
  • Salvador: (71) 3500-1637
  • Santos: (13) 3500-6208
  • São Paulo: (11) 3230-2170 ou (11) 3958-7007

Por skype:

Basta adicionar o usuário do consulado (USVISABRAZIL) e iniciar uma conversa.

Por e-mail:

O contato via e-mail vai depender da sua demanda, problema ou dúvida:

Como agendar uma entrevista no consulado americano?

Basta agendar diretamente pelo site http://brazil.usvisa-info.com e seguir o passo a passo para efetivar o agendamento em uma das unidades do consulado. Qualquer dúvida, é só ligar em um dos telefones que colocamos no tópico anterior.

Como se vestir para entrevista no consulado americano?

Uma boa aparência pode fazer a diferença na avaliação consulado na hora da entrevista. O segredo é não exagerar e usar roupas mais confortáveis, no sentido de te ajudarem a deixá-lo o mais confiante possível.

Então, evite o uso de muita maquiagem, acessórios em excesso e chinelos. Prefira por roupas mais sociais que o deixem confortável (pode ser a combinação de uma calça jeans com uma camisa social, por exemplo).

O que não pode levar no consulado americano?

Por questões de segurança, solicitantes de visto e cidadãos norte americanos não podem entrar no consulado ou embaixada com:

  • Telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos (como smartwatches, dispositivos de monitoramento de atividades, como fitbits, além de tablets, laptops e outros aparelhos de gravação);
  • Bolsas grandes.

Quanto tempo demora no consulado americano? 

O tempo médio de espera pode variar entre 40 minutos e 2 horas, a depender do desdobramento dos processos. A entrevista, especificamente, costuma ser bem rápida e durar questão de minutos (1-4min).

Como facilitar o processo, ir bem na entrevista e reduzir as chances de ter o visto negado?

Contar com o auxílio especializado de uma assessoria profissional em vistos consulares como a VISAMUNDO é a sua melhor opção.

São mais de 19 anos de experiência na área, aprovação de vistos em tempos recordes e vários clientes satisfeitos (confira aqui os depoimentos). 

Possuímos sede e estrutura própria de atendimento em Belo Horizonte (Matriz) e Rio de Janeiro, além de escritórios especiais em São Paulo e Brasília, próximos ao consulado e à embaixada, para dar entrada aos processos de solicitação de vistos e facilitar ainda mais para você.

Preencha o formulário ao lado que a nossa equipe irá entrar em contato para mais informações e esclarecer as suas dúvidas. Com a VISAMUNDO, as suas chances de ter o seu visto aprovado são mais garantidas!

Receba nossas notícias e atualizações de taxas!

Vamos te enviar apenas as melhores ofertas!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.