Visto Australiano: como e onde tirar, documentação e valores

Planeja viajar para a Austrália mas está com dúvidas sobre o visto australiano? 

Fique tranquilo que, neste artigo, vamos te explicar o passo a passo de como e onde conseguir o seu, detalhar o que você precisa para tirar e quanto terá que desembolsar, além de esclarecer outras diversas questões que outros viajantes também têm sobre o processo.

E mais: são orientações e dicas especiais de uma assessoria profissional de vistos, para que tenha acesso a uma informação confiável e de qualidade. Confira!

_______________________________________________________________

#Curiosidade: o processo para tirar o visto para Austrália é feito 100% online, sem necessidade de entrevistas ou idas presenciais ao consulado!

Uma dúvida comum de muitos viajantes é: onde tirar visto para Austrália? E a resposta é justamente uma das principais vantagens desse visto: todo o processo é feito pela internet (desde a solicitação até o recebimento do visto), para quem for tirar vistos temporários (turismo, negócios ou estudos, por exemplo). O que acontece é que o governo australiano disponibiliza uma autorização eletrônica para entrar na Austrália, que será consultada no próprio sistema da companhia aérea no momento do check-in. Continue lendo o artigo para entender melhor onde tirar visto para Austrália pela internet.

_______________________________________________________________

Como conseguir o visto australiano? Passo a passo

1) Cadastre-se no site do Departamento de Imigração da Austrália

A primeira coisa a se fazer é criar um cadastro no site oficial do Departamento de Imigração da Austrália. Basta colocar o e-mail que preferir e escolher uma senha (é interessante preencher com a conta que utiliza com mais frequência, já que é por e-mail que você receberá o seu visto). Assim que fizer os seu cadastro, será enviado um e-mail de confirmação.

2) Preencha o formulário de solicitação online

Depois de criar um cadastro, é o momento de preencher o formulário oficial para solicitar o visto Austrália. A solicitação é feita toda em inglês (perguntas e respostas). Então, se não dominar o idioma, vale contar com uma ajuda nessa questão.

Faça essa etapa com muita atenção, pois é onde os viajantes costumam cometer os maiores erros.

Para iniciar, clique em “New application” e escolha o tipo de aplicação que deseja fazer. Selecione “Student” para estudantes e “Visitor” para demais tipos de vistos temporários.

O questionário tem em média 8 páginas e inicia com perguntas como: qual o país que está atualmente, onde foi emitido o seu passaporte e qual a intenção/motivo da visita à Austrália.

As demais questões pedem dados e informações pessoais (como família, emprego e dados de documentos, como passaporte), qual o tempo de permanência na Austrália, como irá financiar a sua viagem, dentre outras perguntas relevantes para a avaliação do seu visto pelo Departamento de Imigração.

Assim que tiver finalizado, confira todas as respostas e clique em enviar.

3) Pague a taxa de visto

Com o formulário pronto, o próximo passo é realizar o pagamento da taxa de visto. A taxa só pode ser paga via internet e é necessário um cartão de crédito internacional.

O valor da taxa você pode conferir mais a frente.

4) Anexe os documentos necessários

Com o pagamento realizado, você precisa anexar toda a documentação necessária. Essa é a etapa mais burocrática e é muito importante para comprovar as informações e os dados que colocou no formulário de solicitação.

5) Aguarde a resposta de aprovação ou negação do visto por e-mail

Por fim, é só aguardar. Você receberá a resposta se o seu visto foi aprovado ou não no e-mail que cadastrou no site. Com o visto Austrália aprovado, vale imprimir o e-mail e levá-lo com você no dia da viagem, caso seja solicitado na imigração australiana.

O que precisa para tirar visto australiano?

A documentação básica para tirar o visto para a Austrália, independente do tipo, é:

  • Passaporte válido;
  • Comprovante de condição financeira para se manter durante a viagem (podem ser usados extratos bancários, contracheques, declaração de imposto de renda e até mesmo a fatura de cartão de crédito, com limite);
  • Comprovante de vínculo com o país de origem (podem ser utilizados declarações de bens, carta do empregador, declaração de matrícula em escola ou faculdade, por exemplo);
  • Comprovante de serviço militar ou dispensa, se for o seu caso.

Além disso, em alguns casos e a depender do tipo de visto, também pode ser solicitado:


  • Carta convite (para quem vai visitar alguém na Austrália);
  • Cópia do itinerário da viagem (para viagens com excursão);
  • Comprovante de curso que irá realizar na Austrália (para visto de estudante);
  • Comprovante de trabalho a ser concretizado na Austrália (para visto de negócio).

Além disso, quem vai viajar para a Austrália também precisa apresentar, obrigatoriamente, o Certificado de Vacina contra Febre Amarela (com emissão de no mínimo 10 dias antes do embarque), Seguro de Viagem/Saúde e exame médico, este último especialmente para quem vai à Austrália para estudar, que deve ser realizado em um dos médicos credenciados na Embaixada da Austrália do Brasil. 

Toda a documentação, tanto a básica quanto a extra, deve ser digitalizada e enviada com cópias traduzidas para o inglês.

Dúvidas sobre a documentação necessária para visto para a Austrália? Confira tudo nesta página da VISAMUNDO, de acordo com o tipo de visto que precisa.

Quanto custa para tirar o visto australiano?

Atualmente, a taxa para tirar o visto e viajar para a Austrália custa 140 dólares australianos (AUD), em torno de R$ 390,00.

Quanto tempo demora para tirar o visto australiano?

Todo o processo, desde o envio do formulário preenchido com a documentação necessária, pagamento da taxa, até o recebimento do visto via e-mail, costuma durar em média 40 dias (que pode variar em épocas de alta temporada).

Quais os tipos de vistos para Austrália?

  • Visto de Turismo (para quem vai turistar, passar o período de férias, fazer passeios turísticos, visitar familiares ou amigos, razões sociais, ou questões que não envolvam negócios ou trabalho);
  • Visto de Estudante (para quem for fazer intercâmbio, estudar por um período algum curso de inglês, cursos técnicos, graduação, especialização ou mestrado);
  • Visto de Negócios (para aqueles que irão à Austrália fazer pesquisas de negócios e trabalho, reuniões profissionais ou eventos para contratos comerciais, participar de conferências, feiras ou seminários);
  • Visto de Trânsito (para quem for ficar em território australiano por no máximo 72 horas).

Quanto tempo dura o visto australiano e quanto tempo posso ficar na Austrália?

Depende do tipo de visto:

  • Visto de Turismo ou Negócios: validade de 1 ano e tempo de permanência de até 3 meses na Austrália;
  • Visto de Estudante: a validade e o tempo de permanência dependem do período do curso, com acréscimo de 30 dias depois do término dos estudos;
  • Visto de Trânsito: validade de acordo com a passagem e permanência de até 72h na Austrália.

Como funciona o visto de estudante na Austrália?

Esse tipo de visto só é válido para cursos cadastrados no Commonwealth Register of Institutions and Courses for Overseas Students (CRICOS). Além disso, permite múltiplas entradas e os estudantes também podem trabalhar, desde que a jornada não exceda 20 horas semanais enquanto estiver fazendo o curso.

Como aumentar as chances de ter o visto aprovado?

Sabemos que ter o visto negado é uma das maiores preocupações dos viajantes. Afinal, além de perda de tempo, também causa prejuízo financeiro na viagem. 

E com o visto para a Austrália o cenário fica ainda mais burocrático. Uma vez que o visto é negado, não é possível mais fazer o processo online. É necessário ir até a embaixada da Austrália.

Então, quer saber como aumentar as chances de ter o seu visto aprovado sem problemas nem dores de cabeça?

Conte com a assessoria profissional de vistos da VISAMUNDO. São mais de 19 anos de experiência na área e diversos cases de sucesso acumulados em aprovação de vistos. Nossos clientes comprovam a nossa efetividade e rapidez, confira os depoimentos aqui.

Para contar com um apoio profissional e especializado para tirar o seu visto australiano com sucesso, preencha o formulário ao lado e preencha este formulário.

A nossa equipe irá entrar em contato para esclarecer as suas dúvidas.